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Autor: Claudio

ALGUNS BENEFÍCIOS DO PILATES QUE VOCÊ PRECISA CONHECER

O Vértice se preocupa com sua saúde e bem-estar, e hoje vamos falar sobre pilates, afinal você conhece os benefícios da prática?

Pilates é um conjunto de exercícios de controle muscular, com muitos pontos positivos, ajuda a melhorar a saúde e é de grande benefício para o corpo.

O Pilates integra corpo e mente, observa suas necessidades e, portanto, ajusta o exercício para alcançar os resultados necessários. Para obter resultados, é muito importante controlar de forma consciente todos os movimentos musculares do corpo, e também aplicando todos os princípios deste método, as melhorias podem ser identificadas com maior precisão.

Esses métodos são: concentração, controle, precisão, centralização, respiração e movimento do fluido.

Confira alguns dos benefícios do Pilates: aumenta a resistência física e mental, aumenta a flexibilidade, corrige problemas de postura, aumenta a concentração, tonifica os músculos, melhora a coordenação motora e reduz a fricção articular.

Tipos de pilates:

Pilates original

Também conhecido como clássico, a modalidade mantém a originalidade do método e dos ensinamentos fundados. Foi inspirado em algumas outras atividades, como yoga, artes marciais e ginástica, e tem como base seis princípios: concentração, respiração, alinhamento, controle, eficiência e fluência de movimento.

Os aparelhos mais utilizados são os que o próprio Joseph idealizou, como reformer, cadilac, small, barrer, entre outros.

Contemporâneo

A prática contemporânea – ou moderna – nada mais é do que uma evolução da metodologia inicial, com algumas adaptações aos exercícios. Nela, o profissional usa, além dos equipamentos criados por Pilates, outros acessórios, como bolas de diversos tamanhos, discos de equilíbrio, rolos, etc.

Funcional

Quando associados a exercícios mais intensos, surge então o pilates funcional. Portanto, as aulas funcionais são mais dinâmicas e a prática garante benefícios como o aumento da força, da resistência muscular, da melhora da flexibilidade, da coordenação motora, e do condicionamento cardiovascular.

Neopilates

O método mistura pilates, funcional e circo. Além dos benefícios para a saúde, a prática ainda é muito divertida. Lúdica e estimulante, a atividade trabalha o tempo todo desafiando a percepção corporal e o equilíbrio. Boa parte dos aparelhos tem rodinhas, o que confere instabilidade. Com isso, para se manter firme neles, é preciso ter consciência do corpo, controlar a respiração e exercitar o equilíbrio.

Aéreo

Criado no Brasil, ele utiliza plataformas aéreas para deixar os exercícios de pilates ainda mais desafiadores. Mistura os princípios do pilates com circo, balé, fisioterapia e funcional para conseguir atingir a musculatura mais profunda e, ao mesmo tempo, alinhar o corpo.

Power Pilates

Assim como o neopilates, essa prática é muito buscada por quem deseja uma atividade intensa e agitada. Ele segue os mesmos princípios do pilates clássico. Porém, altera a velocidade, frequência e intensidade dos movimentos, com um diferencial: não estabelece intervalos entre os exercícios, para gerar uma ativação contínua do metabolismo e maior queima de gordura.

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